Comportamento motor e biomecânica aplicados à atividade física
Sobre a linha de pesquisa
Investigações sobre os processos de aquisição, processamento e análise de sinais e imagens biológicas no estudo da biomecânica e controle motor.
Projetos de Pesquisa vinculados à LP: Comportamento motor e biomecânica aplicados à atividade física
2.1 Aspectos comportamentais e neurofisiológicos envolvidos na aprendizagem e controle motor
Este projeto tem como meta examinar os mecanismos que modulam diferentes aspectos do controle e aprendizagem motora, em especial, aspectos relacionados à atenção e memória, explícita e implícita, associados às especificidades do comportamento motor. Tais processos são avaliados por medidas eletrofisiológicas, comportamentais e neuropsicológicas, para examinar supostas alterações cerebrais envolvidas nos processos de integração sensório-motora
2.2 Cognição e integração sensório-motora no esporte e exercício
No âmbito do comportamento motor, a capacidade do indivíduo predizer o erro é uma das formas fundamentais da aprendizagem. Deste modo, os processos cognitivos, tais como atenção, memória e percepção, se tornam mecanismos determinantes na aquisição, execução e controle do movimento. Experimentos utilizando técnicas de mapeamento cerebral têm verificado uma grande sobreposição em áreas corticais entre processos cognitivos e motores. Neste sentido, este projeto examina alterações comportamentais e eletrofisiológicas associadas ao processo de aprendizagem e desempenho motor. Em especial, através do uso da Eletroencefalografia Quantitativa (EEGq) é possível investigar supostas modificações plásticas produzidas pela aquisição de padrões motores no esporte e exercício.
2.3 Processamento de sinais biomédicos aplicado a variáveis biomecânicas
Este projeto se utiliza da aplicação de métodos de processamento digital aos diversos sinais e imagens relacionadas à biomecânica do movimento humano de indivíduos saudáveis, atletas ou com comprometimentos físicos que geram disfunções motoras. O objetivo é prover meios quantitativos para avaliar mecanismos que causam, regulam e controlam os movimentos de indivíduos saudáveis, atletas ou pacientes durante e/ou após processo de reabilitação/treinamento por meio de exercício físico. São analisados dados de cinemática e cinética, obtidos de isocinéticos e modelos de dinâmica inversa, de eletromiografia, de imagens de ultrassonografia, de plataforma de força e outros instrumentos de avaliação biomecânica do movimento. Incluem-se métodos de análise multivariada com vistas à classificação e/ou identificação de padrões dos sinais investigados.
2.4 Avaliação biomecânica e neurofisiológica do controle postural
Este projeto estuda como os aspectos biomecânicos e neurofisiológicos participam dos mecanismos de controle dos movimentos e da postura, visando entender os processos normais e patológicos. Além disso, investigam-se as implicações práticas nos contextos clínicos e desportivos em diferentes populações, como idosos, crianças, adolescentes, deficientes visuais e atletas.
2.5 Estudo da estrutura e função do tecido musculoesquelético como consequência aguda, subaguda e crônica do exercício
Este projeto estuda mecanismos associados à biomecânica muscular que explicam as possíveis alterações na função musculoesquelética por diferentes tipos de exercícios físicos e suas consequências agudas, subagudas e crônicas em pessoas treinadas, destreinadas, atletas e portadores de patologias osteomioarticulares. As variáveis da arquitetura muscular e diferentes análises de textura serão estudadas por processamento de ultrassonografias modo-B, por meio de aquisição de imagens no modo panorâmico e tradicional. Medidas de força, torque e potência muscular são avaliados por dinamômetro isocinético, célula de carga e plataforma de força e salto para melhor entender as aplicações das intervenções na função muscular.
Responsável por cada projeto desta linha de pesquisa
Prof. Dr. Alair Pedro Ribeiro De Souza e Silva
Aspectos comportamentais e neurofisiológicos envolvidos na aprendizagem e controle motor
Profa. Dra. Bruna Brandão Velasques
Cognição e integração sensório-motora no esporte e exercício
Prof. Dr. Carlos Gomes de Oliveira
Processamento de sinais biomédicos aplicado a variáveis biomecânicas
Prof. Dr. Luis Aureliano Imbiriba Silva
Avaliação biomecânica e neurofisiológica do controle postural
Prof. Dr. Thiago Torres da Matta
Estudo da estrutura e função do tecido musculoesquelético como consequência aguda, subaguda e crônica do exercício