Práticas corporais, esporte e cultura
Sobre a linha de pesquisa
Investigações sobre práticas corporais e manifestações do esporte, a partir das perspectivas socioculturais, pedagógicas e filosóficas.
Projetos de Pesquisa vinculados à LP: Práticas corporais, esporte e cultura
4.1. Gênero, sexualidades e estudos querer na educação física e no esporte
Este projeto objetiva investigar e discutir as relações, representações e identidades de gênero, de sexualidades e querer no espaço escolar e no ambiente esportivo. Com base nas discussões, pretendemos contribuir para o debate ao alcance de propostas centradas na construção social das masculinidades e feminilidades e suas repercussões na mídia, nas instituições sociais, nos espaços públicos, religiosos, acadêmicos e nos esportes convencionais e não-convencionais.
4.2. Formação docente em Educação Física e os processos de inclusão/exclusão
Confira o site da linha de pesquisa
Este projeto busca investigações que abrangem inclusão, diferenças, direitos humanos e suas relações com o campo da Educação Física escolar durante a ação e formação docente inicial e continuada, a partir de um conceito amplo, processual, infindável e dialético de inclusão, considerando marcadores sociais da diferença como deficiência, racialidade, etnia, classe social, gênero, sexualidade, transtornos, aspectos geracionais, religiosidade, regionalidade e suas intersecções.
4.3. As Práticas corporais, cultura do movimento humano e suas relações com os campos sociais
Este projeto tem por finalidade investigar as relações entre o corpo simbólico e a sociedade. Se debruça sobre as transformações históricas e os processos sociais que interferiram e interferem nas representações sobre o corpo, em especial no decorrer do processo civilizatório e na contemporaneidade. Desse modo, as investigações recaem sobre as relações entre corpo e: tecnociência; bioascese; gênero; sexualidade; saúde; consumo; esporte; e lazer. Procura-se, portanto, compreender os comportamentos e as percepções sobre o corpo e as práticas corporais, sujeitos aos variados códigos culturais vigentes nos mais diversos grupos sociais. Se relaciona intimamente com variados campos de estudo, como a educação, a história, os estudos culturais, a saúde coletiva e outros relacionados a uma sociologia.
4.4. Da formação profissional às práticas pedagógicas da Educação Física: trajetórias históricas e contemporâneas
Este projeto de pesquisa guarda-chuva assume dois eixos centrais de análise, ambos relacionados com a prática pedagógica da Educação Física. O primeiro está fundamentado na História e na memória, dedicado à investigação dos acervos históricos e de fontes que contribuíram com a formação de profissionais para atuarem com a Educação Física nas escolas. Já o segundo eixo está dedicado às especificidades da Educação Física como componente curricular. Com foco nas questões contemporâneas, as investigações estão relacionadas com as práticas de ensino, de aprendizagem, bem como com os processos de elaboração de materiais didático-pedagógicos.
4.5 Aspectos sócio-filosóficos das práticas corporais diante das relações sociais no capitalismo
Este projeto visa analisar e produzir conhecimento epistêmico em Educação Física, relacionado às diversas compreensões das práticas corporais e dos sujeitos que a constituem, como o esporte, o lazer e a corporeidade, a partir de perspectivas teórico-metodológicas embasadas na tradição marxista e crítica; de recortes disciplinares nas questões de ordem teórico-filosófica, na interface com outras disciplinas, sobretudo oriundas das Ciências Humanas e Sociais; de temáticas, como de questões do mundo do trabalho, da formação humana e profissional, da ciência e da política; e da saúde, na vivência de diferentes sujeitos na relação consigo mesmo e com a sociedade, destacando-se, dentre outros, os afetos analisáveis pelo mainstream psicanalítico.
4.6 Currículo, formação e atuação em Educação Física no contexto histórico-social, cultural e da saúde
O projeto tem por objetivo investigar a construção, implementação e dinâmica curricular a partir da teoria de currículo e suas implicações na formação profissional, assim como na docência diante dos conteúdos e propostas pedagógicas de ensino-aprendizagem em diferentes espaços da Educação Física, Educação e Saúde. indaga sobre como as práticas corporais trazem, no seu escopo, questões norteadoras para pensar os sujeitos, na sua integralidade, de forma humanística, considerando também, conjuntamente às questões curriculares, as possibilidades de compreensão das respostas do corpo-sujeito para construção, reflexão e aprimoramento da cultura corporal; uma dialogia com a literatura e profissionais de outras áreas da saúde que visem a compreensão das possibilidades de prevenir, mitigar e tratar problemas atuais e futuros dos sujeitos; o aprimoramento de elementos constitutivos da interprofissionalidade; e a relação laboral e política dos corpos-sujeitos na pólis.
Responsável por cada projeto desta linha de pesquisa
Prof. Dr. Erik Giuseppe Barbosa Pereira
Gênero, sexualidades e estudos querer na educação física e no esporte
Profa. Dra. Michele Pereira Fonseca
Formação docente em Educação Física e os processos de inclusão/exclusão
Prof. Dr. Sílvio de Cássio Costa Telles
As Práticas corporais, cultura do movimento humano e suas relações com os campos sociais
Profa. Dra. Juliana Martins Cassani
Da formação profissional às práticas pedagógicas da Educação Física: trajetórias históricas e contemporâneas
Prof. Dr. André Malina
Aspectos sócio-filosóficos das práticas vorporais diante das relações sociais no capitalismo
Profa. Dra. Ângela Celeste Barreto de Azevedo
Currículo, formação e atuação em Educação Física no contexto histórico-social, cultural e da saúde